Hotel de Projetos do IFBA inicia seu programa de mentorias para os hospedados

HOTEL DE PROJETOS

O programa objetiva fomentar o empreendedorismo e a inovação tecnológica.
por PRPGI

Através da contratação dos serviços da REDE+, o Instituto Federal da Bahia (IFBA) iniciou, no 11 de julho, o programa de mentorias para às equipes hospedadas no Hotel de Projetos.

O programa objetiva fomentar o empreendedorismo e a inovação tecnológica, além da capacidade de desenvolver tecnologias capazes de resolver problemas da indústria, da sociedade ou do mercado. A coroação do processo de hospedagem é alcançado com a graduação de startups, que apesar de se constituir em um objetivo extremamente desejável, não é obrigatório.

Para facilitar o bom desenvolvimento das propostas, o IFBA oferece apoio financeiro às equipes, além de orientação, mentoria, acesso à infraestrutura do IFBA e apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPGI).

A orientação diferencia-se da mentoria por se restringir ao campo técnico, enquanto que aquela está relacionada aos campos econômicos e mercadológico, assunto ainda não dominado internamente. Através do programa serão treinados alunos e professores em vários campos, visando transferir conhecimento nesse campo. O programa também vai atender pessoalmente as equipes hospedadas, orientando as equipes no desenvolvimento mercadológico e econômico das tecnologias nascentes.

Em reunião com os alunos hospedados no dia 12 de julho, Rodrigo Paolilo, coordenador geral da mentoria, falou brevemente sobre o programa e discorreu sobre aspectos importantes como identificação do problema e de quem o sente, a proposta de valor, modelo de negócio, o mercado, excelência operacional, governança e gestão e acesso a capital.

O Hotel de Projetos um dia foi um programa sonhado, planejado e plantado no seio do nosso Instituto como uma solução essencial para a formação empreendedora de nossos estudantes. A semente já germinou! Com a ajuda, experiência e expertise da Rede+, com certeza se tornará, num breve futuro, uma frondosa árvore.