IFBA e UFSB abrem vagas em mestrado em ciências e tecnologias ambientais

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) através da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPGI) e a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), por meio da Pró-Reitoria de Gestão Acadêmica (Progeac), tornam público o edital nº. 8/2019 – UFSB/IFBA, que dispõe sobre o processo seletivo para ingresso no mestrado acadêmico em Ciências e Tecnologias Ambientais.

Destinado a portadores de diploma de graduação, o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências e Tecnologias Ambientais (PPGCTA) visa capacitar recursos humanos com o objetivo de promover o desenvolvimento de políticas, tecnologias, formas de gestão e manejo ambiental voltados à conservação, à sustentabilidade socioambiental e ao desenvolvimento técnico-científico regional. O Programa apresenta três linhas de pesquisa: a) Estudos dos Sistemas Naturais; b) Gestão, Política e Manejo Ambiental; e c) Tecnologia Ambiental.

As inscrições custam R$ 50 e podem ser feitas a partir da próxima segunda-feira, dia 19 de agosto, e seguem até o dia 4 de outubro, através de preenchimento de formulário eletrônico. Caso o candidato esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) ou seja membro de família de baixa renda, conforme item 4.6.2.1 do edital, é possível solicitar a isenção do pagamento até o dia 17 de setembro.

Podem se inscrever os portadores de diploma de cursos superiores reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) ou emitido por instituições em outros países, desde que apresente, no ato da matrícula, ficará de documento de revalidação por Instituições Federais de Ensino Superior (IFES).

Na ausência do Diploma de graduação será aceita declaração institucional atestando que o candidato concluiu o curso. Para candidatos em vias de conclusão da graduação, será aceita declaração institucional atestando que o mesmo concluirá até a data prevista para a matrícula no PPGCTA.

No total são ofertadas 20 vagas, sendo 16 destinadas à ampla concorrência, e quatro para reserva de cotas, distribuídas da seguinte forma: a) Pessoas com Deficiência (PcD) (1 vaga); b) candidatos autodeclarados indígenas, quilombolas, pretos ou pardos e pessoas trans (transexuais, transgêneros e travestis), que tenham cursado ensino fundamental e médio em escolas públicas, seguindo as políticas de ações afirmativas do IFBA e da UFSB (3 vagas).

O resultado final será divulgado até o dia 20 de dezembro. As atividades acadêmicas serão realizadas nas dependências das duas instituições: os campi Porto Seguro, do IFBA, e Sosígenes Costa, da UFSB, ambos localizados na cidade de Porto Seguro.

Informações e consultas podem ser obtidas através do e-mail: selecao_ppgcta@ufsb.edu.br ou na página do Programa.

Período de Impugnação do Edital – 12 a 16 de agosto
Período de Inscrição – 19 de agosto a 4 de outubro
Solicitação do pedido de isenção da taxa de inscrição – 19 de agosto a 17 de setembro
Resultado do pedido de isenção da taxa de inscrição – até 20 de setembro