Para ter mais entusiasmo, resolva!

ARTIGO

Estrada para a inovação IV.

Na minha experiência como docente não me acho bom professor, mas um bom educador! Várias experiências em minha vida me conduziram até essa empolgação: a relação com Deus, a vida militar e o atletismo.

Fonte: do autor.

Uma das grandes experiências como educador é tentar transmitir autonomia para os alunos. É muito gratificante ver como eles se entusiasmam resolvendo sozinhos seus problemas.

Deparar-se com uma situação que deve ser interpretada, digerida e resolvida com meios próprios, dá muito entusiasmo e energia para encarar novos desafios.
E isso acontece porque nos sentimos frequentemente poderosos diante dessa situação.

Um grande exemplo da empolgação que vem das descobertas é a descoberta do princípio de Arquimedes, enunciado pelo próprio Arquimedes de Siracusa.

Fonte: http://decioadams.netspa.com.br/eureka-descoberta/

A palavra Eureka! Em grego significa encontrei! Descobri! Achei!

Conta a história que Arquimedes encontrava-se às voltas com a resposta para uma questão a ele estabelecida pelo Rei Hierão. Ao descobrir a resposta saiu nu pelas ruas eufórico, gritando eureka! Eureka! Eureka!

Pois bem, observe novamente o caminho:

Você começou observando um problema, imergiu para compreendê-lo melhor, prospectou várias ideias de solução e agora escolhe uma delas. Escolhe a que julgou mais adequada. Mas não é só isso! Você também vai delinear a solução para que a etapa seguinte, a da suficiência descritiva, seja menos cansativa.

Você acaba de sair de uma etapa extensa, onde juntou várias técnicas criativas, sendo a prospecção apenas uma delas. Agora vai exercer de fato toda a sua capacidade criativa, que foi alimentada nas etapas anteriores. E é a superação desse desafio que vai deixar você empolgado!

Essa experiência vai mostrar a você um caminho e também vai fazer você sonhar com o sucesso de sua proposta de solução.

E por falar nisso, você sabia que todos nós sonhamos todos os dias?

Mas sabe porque muitas vezes não conseguimos lembrar do que sonhamos?

É certo que muitas vezes por defesa, para não sofrer, porque alguns sonhos são muito desagradáveis. Mas outras tantas porque estamos deixando nossas vidas cinzentas e sem brilho!

Por isso, amigo, tenha desafios! Sempre!

Fonte: https://www.contabeis.com.br/noticias/37606/desafios-para-2019-vao-alem-das-reformas/

É triste ver que algumas pessoas maduras não querem mais aprender nada, e com isso transformam suas vidas em vidas infelizes, com muitas queixas e constantes transmissões de responsabilidade para os outros. Comparações, invejas e outra sorte de azedumes.

Essa é uma estrada longa. Mas há receitas que te ajudarão a percorrê-la com entusiasmo! Por isso, encare os desafios! E lembre que nesta fase e na seguinte você vai usar de seus conhecimentos técnicos.

Compreenda, entretanto, que 99% dos desafios tecnológicos que você vai encarar em sua profissão você não aprendeu a resolvê-los na academia.
Isso significa que recebeu ensino ruim? Claro que não!

Significa que está sendo apresentada uma oportunidade para você dar um salto em qualidade! E você foi preparado para isso na academia. Por isso estude, aprenda, rumine suas ideias, junte tudo, e resolva! Depois saia eufórico, como Arquimedes, gritando Eureka! Eureka!

Sucesso!

Categorias: ,