Notícias

Perguntas frequentes

por PRPGIpublicado: última modificação:

O que é Iniciação Científica?
É o instrumento que permite aos estudantes, sejam de graduação ou de nível médio/técnico, contato com o mundo da pesquisa científica, através de metodologias, procedimentos e apoio teórico necessários ao desenvolvimento de um projeto. Os alunos inseridos na iniciação científica são orientados por um professor vinculado ao IFBA, com titulação mínima de mestre.

Quando começar num programa de Iniciação Científica?
O candidato à bolsa deve estar atento aos editais que são lançados ao longo de cada ano, para assim poder se candidatar junto com um professor orientador. Existe também a possibilidade de se trabalhar num projeto de forma voluntária, o que deverá ser tratado com o professor e, em seguida, seguir os trâmites necessários para o cadastro do estudante voluntário.

O que é preciso para participar?
Para participar, basta demonstrar interesse pela pesquisa, ter disponibilidade de horário para desenvolvimento das atividades do projeto e atender aos requisitos do Edital de Seleção de Bolsistas.

Qual a vigência da bolsa?
A bolsa tem duração de 12 (doze) meses.

Qual é o valor da bolsa?
As bolsas PIBIC e PIBITI tem valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais) e as de PIBIC-JR ou EM tem valor de R$ 200,00 (duzentos reais).

Como é realizado o pagamento das bolsas?
Os pagamentos são realizados mensalmente, através de crédito na conta-corrente informada pelo bolsista no momento da implementação da bolsa. A conta deve ser aberta no Banco do Brasil e não pode ser conta poupança ou conjunta.

Quais são os compromissos do bolsista?
– Cumprir a carga horária exigida pelo programa de iniciação científica.
– Entregar os relatórios parcial e final nos prazos estabelecidos pelo Edital.
– Apresentar os resultados da pesquisa no Seminário Anual de Iniciação Científica do IFBA.
– Não ter vínculo empregatício, nem acumular ser beneficiário de qualquer outra modalidade de bolsa, exceto bolsas do Programa PAE, conforme edital.
– Acatar as orientações do professor orientador.
– Devolver à FAPESB, ou CNPq ou ao IFBA, os valores atualizados recebidos indevidamente, em caso de descumprimento dos compromissos acima mencionados.

Quais são as responsabilidades do orientador?
– Acompanhar o bolsista nas atividades relacionadas ao desenvolvimento do projeto.
– Estar presente nas apresentações dos resultados das pesquisas quando da realização do Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica.
– Não permitir que o bolsista exerça atividades que não estejam vinculadas diretamente com a pesquisa.
– Acompanhar os prazos de entrega dos relatórios técnicos.

O bolsista tem direito a algum certificado?
Sim. O bolsista tem direito ao certificado de participação no Programa de Bolsas de iniciação Científica ao cumprir todas as etapas do processo (entrega dos relatórios parcial e final, e participação no Seminário Anual de IC&T).

Como proceder para cancelar ou substituir o bolsista?
Os pedidos de cancelamento sem substituição de bolsista poderão ser solicitados a qualquer momento (formulário disponível na página da PRPGI). Para tanto, deverão ser encaminhados para a Coordenação de Iniciação Científica e Tecnológica (IC&T) devidamente preenchido e assinado pelo orientador, juntamente com o relatório técnico final das atividades desenvolvidas pelo bolsista até a data do cancelamento. Os pedidos de cancelamento com substituição de bolsista poderão ser solicitados até o prazo máximo estabelecido pelo edital (formulário disponível na página da PRPGI). Para tanto, deverão ser encaminhados para a Coordenação de Iniciação Científica e Tecnológica (IC&T) devidamente preenchido e assinado pelo orientador, juntamente com os documentos do bolsista substituto, mais o relatório técnico final das atividades desenvolvidas pelo bolsista até a data do cancelamento.

Categorias: ,