Sobre o Departamento de Inovação

por PRPGI publicado 03/08/2016 15:42, última modificação 11/04/2017 11:07

O Departamento de Inovação é o setor responsável pela implantação, assessoramento e coordenação de atividades relacionadas à inovação no IFBA.

Breve histórico
A implantação do Núcleo de Inovação Tecnológica no Instituto Federal da Bahia surgiu diante da necessidade de otimizar as potencialidades da Instituição na área tecnológica, bem como para atender à Lei de Inovação (Lei 10.973, de 02 de dezembro de 2004). Iniciam-se as atividades em 2005. A partir da aprovação do Projeto MCT/FINEP/Ação Transversal – TIB 02/2006, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Tecnológico (CNPq) e a Fundação de Amparo e Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), constitui a infra-estrutura mínima necessária.

Atualmente, com a finalidade de gerenciar as ações de inovação, o Departamento de Inovação (DINOV), que faz parte da Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica do Nordeste (REDE NIT NE), vem se estruturando.

Missão
Gerir a política de Inovação do Instituto Federal da Bahia, disseminando, estimulando, promovendo e acompanhando ações relacionadas à Propriedade Intelectual e Inovação Tecnológica , contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e tecnológico do país.

I – Difusão de cultura sobre Propriedade Intelectual e Inovação Tecnológica;
II – Fomentar e fortalecer as parcerias do IFBA com órgãos governamentais, empresas e sociedade;
III – Elaboração de material didático-pedagógico sobre Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual;
IV – Promover e orientar para que haja uma adequada proteção das inovações geradas pela comunidade interna e externa (patentes, marcas, direitos autorais, legislação, transferência de tecnologia, e questões relacionadas);
V – Acompanhar o processo dos pedidos e a manutenção dos títulos de propriedade intelectual da IFBA.
VI – Estimular a criação de empresas de base Tecnológica;
VII – Apoiar e acompanhar a transferência de tecnologia e a exploração econômicas de inovações.

Henrique José Caribé Ribeiro (Chefe do Departamento de Inovação Tecnológica)
Anete Santos (Coordenadora do Departamento de Inovação Tecnológica)
Evelyn Seilhe Guerreiro (Administradora)
Jamile Rosendo de Oliveira (Assistente em Administração)