Notícias

Solicitação de isenção da taxa de inscrição do ProfEPT vai até sexta (3)

MESTRADO

O Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica será ofertado por 18 institutos federais e é coordenado pelo Ifes
por PRPGIpublicado: última modificação:

Começa nesta terça-feira (31) e vai até sexta (3) o prazo para solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição do processo seletivo para o Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Têm direito à isenção os inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e que pertencem a família de baixa renda, nos termos do Decreto nº 6.135, de 2007.

A solicitação deverá ser feita no link de inscrições, na página do processo seletivo no site do Ifes. O candidato deve preencher o requerimento de isenção; declarar, no próprio formulário, que atende às condições estabelecidas; enviar, eletronicamente, o requerimento e imprimir o comprovante. O resultado da solicitação sai no dia 7 de fevereiro. Caso tenha o pedido negado, o candidato deverá fazer a inscrição regularmente, a partir do dia 8, para participar do processo seletivo.

O ProfEPT é um mestrado em rede que será ofertado por 18 institutos federais de todo o Brasil. Este é o primeiro mestrado em rede dos institutos, e a coordenação é feita pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). São 401 vagas, sendo metade reservada a servidores das instituições. A outra metade será aberta à comunidade em geral.

As inscrições começam no dia 8 de fevereiro e vão até 10 de março, pelo site do Ifes, na página do processo seletivo. A taxa é de R$ 70 e será paga por meio de guia de recolhimento da União (GRU). O candidato deverá preencher um formulário eletrônico com dados pessoais, informações sobre formação acadêmica e atuação profissional. Além disso, deverá indicar se concorre a vagas reservadas para servidores ou não, e escolher em qual instituição pretende cursar o mestrado.

Será aplicado, no dia 9 de abril, um exame nacional de acesso, que contará com 30 questões objetivas e uma discursiva. Poderão participar da seleção, pessoas que tenham diploma de curso superior ou declaração de conclusão de curso superior devidamente reconhecido (ou revalidado) por órgãos competentes do Ministério da Educação. O resultado final sai no dia 29 de maio, e as aulas começam no mês de agosto.

Acesse a página do processo seletivo do ProfEPT.

-->